Advertisement

Responsive Advertisement

Barbos Ouro (Puntius sachsii)

O Barbo Ouro é considerado um dos barbos mais bonitos, ele foi “inventado” por Thomas Shubert, que deu cor e vida ao antigo barbo cinza através de uma seleção genética, o Barbo-Ouro tem cores fortes e brilhantes, são bem alegres e gostam de nadar em grupos, se quiser colocar em seu aquário, compre no mínimo cinco Barbos-Ouro.

Ele gosta de água levemente ácida (6,5 a 6,8) e uma dureza de 5 a 8ºdH, é um peixe tropical, a temperatura da água deve variar entre 26/28 graus. O Barbo-Ouro gosta de aquários com plantio normal, ou seja, que não seja escasso de plantas e não muito denso, o ideal seria colocar mudas de cabomba de cada lado do aquário, ele já ficaria satisfeito. O Barbo-Ouro apesar de relativamente pequeno (7cm), ele adora aquários grandes, pois ele adora se movimentar de um lado para o outro.

imagem: aquariumdomain.com

Nome Popular:
Barbos - Ouro, Barbo Dourado, Barbo Chino
Nome Científico:
Puntius sachsii
Familia:
Ciprinídeos
Habitat:
Sudeste Asiático
Sociabilidade:
Casal, cardume
Comportamento:
Pacífico, Comunitário
pH:
6,8 ~ 7,2
Temperatura:
24º a 28°C
Dieta:
Onívoro
Tamanho do Peixe:
8cm

Reprodução: Em aquário de 20-30 litros, coloque uma fêmea ovada e algumas plantas(cabomba ou elodeia), deixa a fêmea durante uns 3 dias nele, depois coloque o macho, uma dica útil para ter um maior controle, é deixar o aquário no escuro quando colocar o macho e só no dia seguinte acender a luz, pois só quando há luz que a fêmea começará a ovar, assim você terá maior controle. O macho irá conduzir sua companheira para perto de uma planta e assim que ela ovar os ovos adesivos irão “colar” nas folhas da planta e o macho irá fecunda-los.

Após acabar a desova(cerca de 5 horas em média) retire o casal e deixe os ovos sozinho, as larvas irão eclodir dentro de 25-40 horas (dependendo da temperatura da água), as larvas são muito pequenas, e eles irão precisar de alimentos muito pequenos também, aconselho fornecer infusórios e gotas de leite, quando eles atingirem um tamanho adequado, forneça náuplios de artêmia

Dimorfismo sexual: A fêmea é mais roliça e suas cores são mais opacas que as dos machos além de possuírem menos pintas negras nas laterais, na época de reprodução ficam com a barriga ligeiramente avermelhada.

imagem: aquariumdomain.com


Postar um comentário

0 Comentários